Temporada 01 - Programa 04

Origens da Música

Neste programa abordamos as principais hipóteses científicas atualmente propostas pela zoomusicologia e biomusicologia para o surgimento da música. Hugo Ribeiro e Alexei Queiroz convidaram a professora Maria Clotilde Tavares, do Laboratório de Neurociência e Comportamento do Instituto de Biologia da UnB, e o professor Ricardo Freire, do departamento de música da UnB e coordenador do projeto Música para crianças.

 

Esperamos que vocês aproveitem o programa e aprendam algo. Qualquer crítica ou sugestão, envie um email para nós (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Ouça aqui 

 

Ricardo José Dourado Freire

Foto possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1992), Bacharelado em Música pela Universidade de Brasília (1991), Master of Music - Michigan State University (1994) e Doctoral In Musical Arts - Michigan State University (2000). Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Clarinetistas e professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Performance Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: clarineta, performance musical, teoria musical e educação musical.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6492411215995675

 

Maria Clotilde Henriques Tavares

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2002). É bolsista de produtividade (PQ2) do CNPq e professora Associada, nível III do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília do qual foi chefe nos últimos dois anos. É coordenadora do Centro de Primatologia (criadouro científico de primatas da fauna brasileira credenciado pelo Ibama para fins de pesquisa) do mesmo Instituto. Atuou por 7 anos como membro do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Tem desenvolvido projetos de pesquisa nos quais tem investigado em humanos - 1) Funções cognitivas e executivas e os seus correlatos com o registro da atividade eletroencefalográfica (EEG) em jovens, adultos e idosos, 2) Percepção visual ilusória em tricromatas e portadores de discromatopsias; 3) Aspectos psicossociais e qualidade de vida em idosos e usuários do sistema de saúde pública. Utilizando primatas não-humanos tem desenvolvido estudos particularmente com macacos-prego (Sapajus spp.), espécie de primata neotropical nos quais tem investigado: 1) Funções cognitivas (memória operacional, memória emocional, memória espacial e tempo de reação) e percepção visual ilusória; 2) Efeitos da administração aguda e prolongada de testosterona sobre o comportamento sexual de fêmeas da espécie; 3) Variações hormonais associadas ao ciclo menstrual; 4) Ecologia comportamental e influência da disponibilidade de alimentos nas interações entre humanos e macacos-prego no Parque Nacional de Brasília, DF; 5) Caracterização de aspectos anatômicos de Sapajus sp. associado a aspectos comportamentais. . Orienta em nível de graduação alunos de iniciação científica e estagiários, e alunos de mestrado e de doutorado alunos do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal do Instituto de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde, ambos da Universidade de Brasília.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7422288792695902

 

Links para textos e arquivos relacionados ao programa

Gorillas Hum and Sing While They Eat to Say, "Do Not Disturb".

 

 Musicoide T01P04

 

Da esquerda para a direita: Alexei, Ricardo, Hugo e Clotilde.