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O que é
Programa de entrevistas e conversas sobre música gravado em áudio e disponibilizado para o público em geral através de arquivos MP3 e da tecnologia de compartilhamento via Podcast. A intenção principal é ser educativo, ao abordar um tópico de forma que o ouvinte aprenda algo sobre o assunto, baseado em fatos ou argumentos oriundos de pesquisas ou consenso da academia geral.
Por quê?
Com a proliferação de canais de Youtube e sites de internet relacionados a assuntos sobre música em geral, o estudante de música iniciante ou o leigo interessado no assunto se vê perdido num conjunto de quase infinitas possibilidades de obtenção de informações sobre música, sendo que muitas dessas fontes não são confiáveis, seja por fornecerem informações errôneas ou por estarem baseadas em todo tipo de preconceito. A criação desse programa tem como intenção principal propiciar uma fonte de informações confiáveis a respeito dos mais diversos assuntos musicais (história, estética, teoria, etc.) baseada tanto em em pesquisas bibliográficas ou pessoais através de um formato de conversas informais entre especialistas em música (professores concursados em IFES).
Qual razão?
As Tecnologias da informação e comunicação (TIC) consistem de todos os meios técnicos (hardware e software) usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação. A partir da década de 1970, com a chamada Revolução informacional ou Terceira Revolução Industrial, surgiram as novas TICs, que englobam, entre outros, os computadores pessoais, a telefonia móvel, a TV por assinatura, o correio eletrônico (e-mail), a internet (através das websites e home pages), o streaming áudio e vídeo via internet, e muitos desses vieram aprimorar ou substituir meios tradicionais de comunicação e armazenamento de informações, tais como o rádio e a TV analógicos, os livros, os telégrafos, o fax, entre outros.
Se na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, seu uso no Ensino à Distância tem um potencial ainda maior. O uso da transmissão de áudio foi um dos grandes saltos do EaD, ao transmitir via rádio, aulas e palestras destinadas ao aprendizado individual (em casa), ou coletivo (mediados por algum facilitador da aprendizagem). O uso do rádio teve um impacto grande na EaD do início do Século XX, porém, caiu em desuso com o advento da televisão, gravadores de áudio e vídeo, e da internet na década de 1990.
Todavia, assim como a tecnologia de gravação de áudio e vídeo, a Internet trouxe uma maior liberdade de aprendizado, na qual o estudante pode escolher o horário que deseja consumir a informação disponível tanto em blogs como em vídeos (como os canais de Youtube). Uma das tecnologias que renasceram com a internet foi o stream de áudio, que antes estava limitado às rádios. Essa transmissão de áudio passou a ser referida como Podcast. Porém, diferentemente do rádio, o ouvinte pode baixar o programa que tiver interesse em ouvir, e ouví-lo a qualquer hora, em qualquer aparelho reprodutor de áudio. E esse formato também tem a vantagem de ser acessível a qualquer pessoa com acesso a internet, pois sua reprodutibilidade é praticamente universal em computadores e telefonia móvel, permitindo um maior alcance dessa produção.
Dessa forma, esse projeto tem como principais referenciais teóricos as pesquisas e discussões realizadas a respeito do Ensino a Distância em música, assim como o uso de Podcasts como recurso educacional em ambientes formais ou informais com intenção de divulgar a produção e conhecimento científico.
Qual a periodicidade e formato?
A cada quinze dias será gravado um programa num formato de mesa redonda, na qual os dois coordenadores irão convidar um ou mais professores para falar sobre um assunto musical de sua especialidade e interesse. A intenção é de que seja uma conversa entre pares sobre um assunto que todos tenham algum conhecimento, e que pelo menos um deles tenha um conhecimento aprofundado para, através de uma abordagem informal facilitar o aprendizado desse assunto para estudantes de música ou interessados em geral.
A duração de cada programa será de mais ou menos trinta minutos.
Juntamente com a disponibilização dos arquivos de áudio do programa, também serão disponibilizados nessa página arquivos de texto para quem quiser se aprofundar mais no assunto e links com os exemplos musicais abordados em cada programa.
Qual o público alvo?
São estudantes e professores de música (não leigos), mas com uma linguagem e abordagem que possam interessar músicos informais e leigos em geral, que queiram aprender mais sobre música.