Temporada 02 - Programa 01

Chopin

Iniciamos essa segunda temporada com um programa sobre o pianista e compositor do século XIX, Frederic Chopin. Para falar sobre esse assunto, convidamos os pianistas Daniel Tarquinio e Gisele Pires Mota, ambos professores do departamento de música da universidade de Brasília. Nesse programa nós conversamos sobre as características da obra de Chopin e sobre as dificuldades de se interpretar sua obra. Também falamos sobre as mudanças que o piano sofreu nesse início do século XIX e quais critérios podemos utilizar para avaliar uma execução de uma peça de Chopin.

 

Esperamos que vocês aproveitem o programa e aprendam algo. Qualquer crítica ou sugestão, envie um email para nós (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Ouça aqui 

 

Daniel Tarquinio

Daniel Tarquínio - Pianista formado pela Universidade de Brasília (UnB) na classe de Elza Kazuko Gushiken em 1986 e pelo Conservatório Rimsky-korsakov da cidade de São Petersburgo-Rússia onde permaneceu durante sete anos com bolsa de estudos do governo russo. Pertencendo a classe de Piano solo de Nadeszda Eismont, estudou também Correpetição com H. Serova e Música de Câmera com T. Varonina. Em 1996 obteve, no referido Conservatório, o grau de Mestre em Artes com as especialidades de Pianista Concertista, Camerista, Co-repetidor e Pedagogo. Em 2012, concluiu o Doutorado em Música na área de Práticas Interpretativas-Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob orientação de Cristina Capparelli Gerling e Ney Fialkow. Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília (1971-1977) e no Conservatório Estadual de Música de Uberaba ? MG (1978-1980) sendo aluno de piano de Dalila Matos e Sylvio Cruz Robazzi. Constam ainda em sua formação estudos de composição com Emílio Terraza e regência com Cláudio Santoro na Universidade de Brasília. Desenvolve intensa atividade artística destacando-se recitais solo e de música de câmera, na Sala Glinka do Conservatório Estatal de São Petersburgo, na Casa da Amizade entre os Povos em São Petersburgo, em Nova Sibirsky e Pskov (Rússia) em Tallin- Estônia, Estocolmo-Suécia, no Teatro Nacional de Brasília- Sala Martins Pena, na Embaixada da Rússia no Brasil, no Auditório do Departamento de Música da Universidade de Brasília, na Casa Thomas Jefferson- Brasilia ?DF, na sala de concertos da Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte pela série de concertos do BDMG-Cultural, no auditório Tasso Correa em Porto Alegre, na sala Cecília Palmério em Uberaba-MG e em outras cidades brasileiras. Em 2004 atuou no espetáculo ?Cirandas? com o Balet ?Vórtice? executando as Cirandas de Villa-Lobos no Circuito Cultural-Minas em Uberlândia-MG. Atuou como solista frente a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro na Sala Villa-Lobos, frente a Orquestra Filarmônica de Brasília, Orquestra Sinfônica Jovem de Brasília, Orquestra da UnB, e frente a Orquestra Sinfônica do Consevatório Estatal de São Petersburgo, com maestros Júlio Medaglia, Joaquim França, Glicínia mendes, Gustavo Sterenberg. Entre janeiro de 2000 a 2005 foi professor de piano e concertista convidado do 22º , 23º, 24º, 26º e 27º Cursos Internacionais de Verão da Escola de Música de Brasília. Atualmente é professor de piano e música de câmera na Universidade de Brasília.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1959303208415381

 

Gisele Pires Mota

Professora de Piano, Música de Câmara, Prática de Acompanhamento e Análise Musical da Universidade de Brasília, Gisele Pires Mota é doutora em Piano Performance: Acompanhamento e Música de Câmara pela Florida State University - EUA. Possui Mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Performance Pianística e Licenciatura em Ed. Artística com Habilitação em Música pela Universidade de Brasília. Se apresentou com instrumentistas e cantores da Itália, Romênia, Costa Rica, Rússia, Coréia, Japão, Estados Unidos bem como músicos de renome nacional. Além da atuação como pianista colaboradora e camerista, correpetiu diversas óperas, peças teatrais e integrou coros também como regente e ensaiadora. Por 15 anos foi professora de piano e Música de Câmra além de pianista correpetidora do CEP - Escola de Música de Brasília. Tem desenvolvido pesquisa sobre a interrelação entre poesia e música, entre análise e performance musical, e sobre o mercado de trabalho do pianista. Atua principalmente nas áreas de música de câmara com piano e preparação de cantores com ênfase em dicção lírica, correpetição, piano em grupo, canções de Francisco Mignone com poesia de Manuel Bandeira, canções para voz e piano de Ronaldo Miranda, música de câmara instrumental e canção de câmara brasileira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7731026011519173

 

Links para textos e arquivos relacionados ao programa

Video de Youtube - sobre a evolução do piano


 

Foto da gravação do primeiro programa da segunda temporada
Da esquerda para a direita: Gisele e Daniel.