Série Leitura - Theodor Adorno

Sobre Música Popular

Esse é o primeiro programa da série de leituras de textos, na qual escolheremos sempre um texto importante na área de música, e que vai ser lido e disponibilizado no formato de áudio-livro. O escolhido para iniciar essa série foi um texto de Theodor W. Adorno intitulado "Sobre música popular". O áudio foi dividido em onze partes, cada uma delas relacionada a uma subseção do texto mencionado. A leitura foi feita a partir da tradução de Flávio R. Kothe, incluída no volume dedicado à Adorno da série "Grandes cientistas sociais", publicada pela editora Ática, em 1986. O original em inglês, "On popular music", foi publicado em 1941. Esse texto é um dos marcos iniciais dos estudos a respeito da música popular, a despeito de muitas críticas que lhe são direcionadas. É um texto de opiniões fortes e contundentes, das quais não dá para passar incólume. Boa audição.

Esperamos que vocês aproveitem o programa e aprendam algo. Qualquer crítica ou sugestão, envie um email para nós (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Como o áudio final é grande (quase duas horas de duração), nós estamos disponibilizando duas versões:

1) versão em arquivo único com todo o áudio;

Ouça aqui o áudio completo

2) versão com vários áudios, divididos a partir dos subtítulos do texto.

01 - Apresentação

02 - O material musical - As duas esferas da música

03 - Estandardização

04 - Pseudo-individuação

05 - Apresentação do material - Requisitos mínimos

06 - Glamour

07 - Fala de criança

08 - Teoria do ouvinte - Reconhecimento e aceitação

09 - Música popular e "lazer"

10 - O cimento social

11 - Ambivalência, despeito, fúria

Links para textos e arquivos relacionados ao programa

Wikipedia - Artigo sobre Theodor Adorno.

A filosofia muda o mundo ao manter-se como teoria - Uma entrevista do filósofo alemão Theodor Adorno (1903-1969) à revista Der Spiegel, realizada no ano de sua morte, com um pequeno discurso anexo. Tradução para o português publicada no periódico Lua Nova: Revista de Cultura e Política (ISSN 1807-0175), no.60, São Paulo, 2003.

".

Foto da gravação do segundo programa da segunda temporada
Alexei Alves, durante gravação do programa.